terça-feira, 12 de outubro de 2010

Chinês que ganhou Nobel da Paz recebe agora comida melhor

Plantão |

PEQUIM - As autoridades penitenciárias começaram a dar melhores alimentos ao ganhador do Prêmio Nobel da Paz 2010 Liu Xiaobo, assegurou nesta terça-feira a esposa do dissidente, Liu Xia, que foi submetida a restrições sobre com quem pode se reunir e deve ser escoltada por policiais cada vez que sai de casa.
Liu Xia disse em entrevista por telefone com a Associated Press que o irmão de seu marido lhe disse que a prisão começou a proporcionar uma comida melhor desde segunda-feira.
Ela disse que foram servidos a Liu Xiaobo alimentos preparados individualmente, acompanhados de arroz no lugar de uma porção de alimentos oferecida para muitos presos que costuma ser de má qualidade.
Mas não houve indícios imediatos de que alguma das outras das condições carcerárias que Liu enfrenta tenha melhorado.
As autoridades permitiram uma breve reunião do casal no domingo na prisão, entre lágrimas, mas Liu Xia disse que ela e muitos de seus amigos têm estado sob estreita vigilância desde sexta, quando foi anunciado o prêmio.
Foram colocados guardas de segurança fora de seu apartamento em Pequim e não lhe é permitido receber visitas de ninguém, exceto de seus dois irmãos.
- Não estou autorizada para me reunir com a imprensa ou com amigos. Se tenho que fazer alguma tarefa cotidiana, como visitar minha mãe ou comprar comida, tenho que ir em seu veículo (um carro da polícia) - disse Liu Xia, que falou por um telefone celular nove que lhe trouxe um de seus irmãos depois que a polícia devolveu o anterior, mas sem funcionar.

Nenhum comentário: